Produção Mineira Sustentável
______

A Savannah adopta as práticas de green e smart mining, que serão aplicadas na Mina do Barroso tornando-a um projeto sustentável e inovador no setor mineiro português. Trata-se de usar ferramentas para mitigar os problemas sociais, ecológicos e técnicos aplicando conceitos holísticos e trabalhando em conjunto com as autoridades e populações locais.

Os trabalhos de mineração actuais nada têm a ver com a forma o setor mineiro trabalhava há 20, 30 anos, ou até tempos mais recentes. A exploração tornou-se cada vez mais exigente com a sustentabilidade ambiental a assumir um papel central e preponderante na forma como é retirado o minério do solo.

Com a adopção de medidas de green e smart mining, a Savannah irá promover ativamente a eliminação ou mitigação de quaisquer impactes ambientais e sociais adversos em todas as etapas da operação, possibiltando também às comunidades a monitorização dos trabalhos em tempo real.

REDUÇÃO DA PEGADA DE CARBONO

PARTILHA DE BENEFÍCIOS COM A COMUNIDADE

A partilha dos benefícios com a comunidade é um ponto importante em toda a atividade mineira, não só através de boas práticas de compras e aquisição de serviços locais, mas também através da criação de iniciativas e um fundo específico para aplicar em melhoramentos em benefício da população, tanto durante a operação dos trabalhos mineiros, como após o fim da vida últil da mina

MAXIMIZAR SEGURANÇA DOS COLABORADORES

As operações da mina serão organizadas de forma a serem as mais seguras para os operários e inofensivas para as populações locais e meio ambiente. Usando estritas normas e práticas de saúde e segurança de forma a cimenta uma política de risco zero em acidentes de trabalho.

REABILITAR ÁREAS DE EXPLORAÇÃO

Durante o perído de vida útil da mina, a Savannah assume o compromisso de ir reabilitando gradualmente as zonas exploradas. Após o encerramento da mina, as áreas de exploração serão totalmente reabilitadas do ponto de vista ambiental, permitindo o uso da terra, a sua requalificação paisagística e usufruto do território tanto para atividades tradicionais, como para novas atividades que valorizem a região.

TRANSPARÊNCIA E MONITORIZAÇÃO EM TEMPO REAL

A Savannah irá implementar um modelo de medição e monitorização em tempo real, que fornecerá a todos aqueles que pretendam os dados mais fiáveis sobre a mina, como parâmetros ambientais (medição da qualidade da água, do ar, ruído, etc), notificações e toda a demais informação lida pelos sensores que serão instalados em rede por toda a área da concessão. Esta informação estará disponível em tempo real, ao alcance de qualquer pessoa no seu smartphone ou na página da Mina do Barroso.