LÍTIO
______

A relevância do lítio, a nível global, tem aumentado significativamente nos últimos anos, uma vez que se trata de um metal chave na composição de baterias, por sua vez imprescindíveis na económica mundial, alimentando a indústria dos veículos elétricos, telemóveis, computadores, farmacêutica, entre outras.

O lítio é um metal prateado, macio e que, no seu estado natural, não aparece em substâncias simples, mas sim associados a outros elementos. Os seus compostos químicos, têm uma grande variedade de aplicações, incluindo no vidro, cerâmicas, baterias e produtos farmacêuticos.

A Mina do Barroso contém minerais de quartzo, feldspato, espodumena e micas, sendo que o mineral que contém lítio é a espodumena.

A Mina do Barroso irá produzir concentrados de espodumena, não lítio. A espodumena é um mineral de lítio inerte, não reativo e não tóxico, usado para produzir sais de lítio que são usados na produção de baterias que equipam os veículos elétricos ou que são usadas para armazenar energia produzida de forma renovável.

A espodumena será concentrada através de simples processos gravíticos que utilizam maioritariamente água, sendo depois, numa primeira fase do projeto, exportada para uma unidade industrial onde será convertida em hidróxido ou carbonato de lítio.

QUAL A SUA UTILIZAÇÃO

O lítio gerado a partir dos concentrados de espodumena produzidos anualmente na Mina do Barroso poderá ser utilizado para produzir baterias suficientes para alimentar mais de 600.000 veículos elétricos/ano.

Este projeto pode colocar Portugal na vanguarda da nova indústria europeia de produção de baterias de iões de lítio e acompanhar o rápido aumento da adoção de veículos elétricos com baterias de lítio.

Portugal será o primeiro produtor da Europa de espodumena e irá ajudar a ancorar a parte montante da cadeia de valor das baterias de iões de lítio e contribuir para o objetivo geral de aumentar a competitividade europeia, a segurança das matérias-primas e melhorar o bem-estar.

Portugal pode, assim, assumir o papel de liderança nos planos de descarbonização da Europa, reduzindo as emissões de CO₂ em 45% até 2030 (a partir dos níveis de 2010). Cerca de 20% das emissões de CO₂ na UE provêm da indústria dos transportes, sendo a segunda maior fonte de gases com efeito de estufa após a produção de energia.

Cadeia
de Valor

  • O minério já é explorado em Portugal há décadas, mas o seu uso tem sido quase exclusivo na indústria cerâmica. Portugal é um país com baixo risco para a exploração mineira, que conta com uma legislação bem definida, uma indústria mineira estabelecida, infraestruturas de energia e transporte de excelência e população com bom nível de instrução.

  • A procura mundial pelo lítio, usado na produção de baterias para automóveis e placas utilizadas no fabrico de eletrodomésticos, está a aumentar e Portugal é reconhecido como um dos países com reservas suficientes para uma exploração comercial economicamente viável.

  • Portugal poderá ser o primeiro produtor da Europa de espodumena e irá ajudar a ancorar a parte montante da cadeia de valor das baterias de iões de lítio e contribuir para o objetivo geral de aumentar a competitividade europeia, a segurança das matérias-primas e melhorar o bem-estar.

  • Portugal tem o potencial para ser uma peça-chave na cadeia de valor emergente do lítio na Europa, e que poderá ajudar no processo de transação dos fabricantes europeus de automóveis para a produção de veículos elétricos

Lítio Português

O minério já é explorado em Portugal há décadas, mas o seu uso tem sido quase exclusivo na indústria cerâmica.

Portugal é um país com baixo risco para a exploração mineira, que conta com uma legislação bem definida, uma indústria mineira estabelecida, infraestruturas de energia e transporte de excelência e população com bom nível de instrução.

A procura mundial pelo lítio, usado na produção de baterias para automóveis e placas utilizadas no fabrico de eletrodomésticos, está a aumentar e Portugal é reconhecido como um dos países com reservas suficientes para uma exploração comercial economicamente viável.

Portugal poderá ser o primeiro produtor da Europa de espodumena e irá ajudar a ancorar a parte montante da cadeia de valor das baterias de iões de lítio e contribuir para o objetivo geral de aumentar a competitividade europeia, a segurança das matérias-primas e melhorar o bem-estar.

Portugal tem o potencial para ser uma peça-chave na cadeia de valor emergente do lítio na Europa, e que poderá ajudar no processo de transação dos fabricantes europeus de automóveis para a produção de veículos elétricos