IMPACTO SÓCIO-ECONÓMICO
______

A Mina do Barroso é um projeto de grande importância para o desenvolvimento da Região de Boticas com impactes positivos a vários níveis, como a criação de empregos, diretos e indiretos, desenvolvimento de negócio para empresas locais já existentes ou criação de novos negócios; ou através do pagamento de impostos e de contribuições diretas ao Município e ao Estado.

A contribuição do projeto não se limita à região de Boticas mas impactará toda a economia nacional como um catalisador para um programa de larga escala de desenvolvimento industrial baseado na exploração sustentada de recursos naturais presentes em Portugal, em particular o lítio.

NÚMEROS RÁPIDOS

Solidez e dimensão

12

anos

de vida útil (+2 para contrução e +2 para reabilitação)

542

hectares

de vida útil (+2 para contrução e +2 para reabilitação)

175.000

toneladas de concentrado de espodumena

 (a 6% Li₂O) de produção média anual

1.500.000

toneladas por ano de pegmatito

litinífero extraído

Benefícios directos

800

postos de trabalho

(200 diretos e 400 a 600 indiretos)

110

milhões de euros

de investimento

437

milhões de euros

de contributo para o PIB

20%

de aumento de exportação

de minérios

133%

de aumento anual de impostos

arrecadados pelo concelho de Boticas

Um futuro mais limpo

540.000

automóveis elétricos

Nissan Leaf, por ano, podem ser equipados com baterias de lítio proveniente da Mina do Barroso

*

“With regard to your question about the jobs projected by the Economic Study, whose full version has been available on our website for about 1 month, I clarify that:

1) Direct employment is understood as the employment associated with the jobs created for working on the mining lease area including mining and processing and associated activities. In this case there are 119, whose employer will be Savannah Resources. It is also anticipated that an additional 96 (intermediate value between 71 to 122, rounded down), whose employer will be a contractor. These jobs will be mine contracting jobs. Should we choose not to use a contactor these jobs will be offered by Savannah Resources as the employer. The total direct employment created (on average) is thus 215 jobs, in the working phase.

2) The calculation of indirect employment was made as follows:

1st Step: Identify the branches of activity represented in the National Accounts that are directly impacted by the project, namely:

19 Coke, refined petroleum products and fuel agglomerates

28 Machinery and equipment, n.e.

41 Construction of buildings

43 Specialized construction works

49 Inland transport services and pipelines

50 Water transport services

97 Services of households employing domestic staff

2nd Step: Identify the relevant multipliers:

  1. a) values in line 91 in the sheets “Production multipliers”, “Multipliers of GVA”
  2. b) values in line 22 on the sheet “Employment multipliers”

3rd Step

Adjust the multipliers by type of expenditure to be made:

Calculation of adjusted multipliers

Investment Simple average of branch multipliers: “Machinery and equipment, n.e.”; “Construction of buildings” and “Specialized construction works”

Multiplier of the “Services of households employing domestic staff” branch

Earthmoving Simple average of branch multipliers: “Construction of buildings” and “Specialized construction works”

Fuels and reagents Multiplier of the “Coke, refined petroleum products and fuel agglomerates” branch

Transport Multiplier of the “Ground and pipeline transport services” branch

Export shipping Multiplier of the “Water transport services” branch

Final note: data from the most recent national accounts were used on the date of the study. Multipliers of GVA and Production: Statistics Portugal, Annual National Accounts, Base 2011, Year 2015. Employment Multipliers: Statistics Portugal, Annual National Accounts, Base 2011, Year 2016.”

“Em relação à sua dúvida sobre os empregos projetados pelo Estudo Económico, cuja versão completa está disponível em nosso site há cerca de 1 mês, esclareço que:

1) Emprego direto é entendido como o emprego associado aos postos de trabalho criados para a exploração da área de concessão mineira, incluindo a exploração mineira, processamento e actividades associadas. Neste caso, existem 119, cujo empregador será Savannah Resources. Prevê-se também um adicional de 96 empregos (valor intermediário entre 71 a 122, arredondado para baixo), cujo empregador será um empreiteiro. Estes empregos serão trabalhos de contratação de minas. Se decidirmos não usar um empreiteiro, esses empregos serão oferecidos directamente pela Savannah como empregador. O total de empregos diretos criados (em média) é assim de 215 empregos, em fase de trabalho operacional.

2) O cálculo do emprego indireto foi feito da seguinte forma:

1ª Etapa: Identificar os ramos de atividade representados nas Contas Nacionais que são diretamente impactados pelo projeto, a saber:

19 Coque, produtos de petróleo refinados e aglomerados de combustível

28 Máquinas e equipamentos, n.e.

41 Construção de edifícios

43 Trabalhos de Contrução especializados

49 Serviços de transporte terrestre e por condutas (pipelines)

50 Serviços de transporte por água

97 Serviços das famílias empregadoras de pessoal doméstico

2ª Etapa: Identifique os multiplicadores relevantes:

  1. a) valores na linha 91 nas folhas “Multiplicadores de produção”, “Multiplicadores de VAB”
  2. b) valores na linha 22 na folha “Multiplicadores de emprego”

3ª etapa

Ajuste os multiplicadores por tipo de gasto a ser feito:

Nota final: usaram-se os dados das contas nacionais mais recentes ​​na data de realização do estudo. Multiplicadores do VAB e Produção: INE, Contas Nacionais Anuais, Base 2011, Ano 2015. Multiplicadores do Emprego: INE, Contas Nacionais Anuais, Base 2011, Ano 2016. ”

A PROCURA PELA ENERGIA LIMPA

O lítio assume um posicionamento central no novo paradigma energético, assente nas energias renováveis. A consolidação de uma economia descarbonizada obriga a reforçar o uso generalizado de alternativas limpas. As previsões indicam que a procura mundial de baterias de iões de lítio multiplicar-se-á por doze entre os anos de 2018 e 2028, passando de 145 GWh para 1.700 GWh, com crescimentos anuais superiores a 30%.

PORQUE É IMPORTANTE A MINA DO BARROSO PARA PORTUGAL?

O projeto da Mina do Barroso da Savannah é crucial para que Portugal aproveite as oportunidades geradas por este sector emergente e assuma uma posição dianteira na cadeia de valor e na transição para energias verdes. É a maior exploração convencional de espodumena de lítio na Europa Ocidental e essencial para o cumprimento do Pacto Ecológico Europeu que a Comissão Europeia quer desenvolver na Europa, tornando-a numa referência ao nível da nova economia baseada na sustentabilidade. É também relevante para o desenvolvimento da estratégia de Portugal para a mobilidade elétrica e o cumprimento dos objetivos da neutralidade carbónica.

A exploração da Mina do Barroso e a correspondente produção de concentrado de espodumena, coloca o país numa posição privilegiada para acionar atividades situadas a jusante da cadeia de valor das baterias e da cadeia de valor da nova mobilidade elétrica estendida.

A possível integração das diversas fases da cadeia de valor no país terá um profundo efeito transformador na economia portuguesa e na estrutura das suas exportações.

COMO VAI BOTICAS BENEFICIAR

A região de Boticas, nomeadamente as aldeias envolventes de Covas do Barroso e Dornelas onde está situada a mina, irá beneficiar de um impulso no desenvolvimento económico e social. A criação de novos postos de trabalho no concelho, o aumento do rendimento local, bem como o financiamento de políticas públicas de suporte à comunidade, vão contribuir para a fixação dos trabalhadores na região e impulsionar o retorno de população originária do concelho, nomeadamente jovens, que podem contribuir para um rejuvenescimento populacional contrariando o atual declínio demográfico.

A Mina do Barroso pretende partilhar com a comunidade os benefícios inerentes ao projeto e deixar um legado para o futuro das comunidades locais.